segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Gestão Rodoviária - Entenda a Licitação (ANTT)

FIIQUE POR DENTRO: ENTENDA A LICITAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSÓRTES DE PASSAGEIROS.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT quer melhorar os serviços a serem oferecidos pelas empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros, por meio da licitação que será realizada nesse ano.
Para a superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros, Sonia Haddad, o que vai melhorar os serviços não é só a concorrência, mas a regulação, a gestão e a qualificação técnica das empresas.

Para isso, a ANTT elaborou um documento, chamado Plano de Outorgas,  com todos os estudos utilizados na definição dos parâmetros operacionais (demanda, quantidade de viagens, número de ônibus) e da rede de linhas que será licitada. Esse documento está em Audiência Pública para colher contribuições de todos os interessados com o objetivo de melhorá-lo e aperfeiçoá-lo.
O sistema de transporte a ser licitado deverá ser operado por 1.967 linhas que atenderão a todas as regiões do país. 
O número previsto de passageiros por linha foi calculado com base nos resultados das pesquisas de campo. Estima-se que essas linhas transportem 50,2 milhões de passageiros por ano.
Durante a pesquisa, foram entrevistados mais de 688 mil passageiros, e aplicados mais de 860 mil questionários. Além disso, foram feitas 3.362 viagens com pesquisadores embarcados com o objetivo de levantar a duração das viagens e das paradas dos ônibus.
Melhoria na Rede 
Com a licitação, surgiu a oportunidade de reavaliar a forma de operação de diversas linhas. Esse processo foi chamado de racionalização das linhas. Nessa etapa, buscou-se melhorar a rede com o objetivo de:
-Aumentar a eficiência do sistema diminuindo o número de lugares vazios nos ônibus.
-Aumentar as opções de atendimentos aos usuários.
-Adequar a rede à competência legal da ANTT, que regula apenas os deslocamentos entre estados/Distrito Federal e entre o Brasil e outros países.
É importante destacar que as melhorias efetuadas não eliminaram nenhum atendimento interestadual.
Mais informações:
No documento Plano de Outorgas, disponível no
site da ANTT (www.antt.gov.br) e ProPass (www.propass.antt.gov.br)  
 pode-se consultar a metodologia adotada para obter:
- Demanda;
- Oferta;
- Parâmetros operacionais das linhas;
- Parâmetros econômico-financeiros das linhas;




Fonte: ANTT

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